quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mãe Marieta

Por algum motivo te chamo tão poucas vezes Mãe...e te chamo tantas vezes Marieta...Mãe quando preciso que me dês a mão ou me afagues o cabelo, Marieta quando os teus olhos falam mais do que a tua boca diz. Temos tanta, tanta, tanta coisa falada...tanta lágrima chorada...e risos também. Tanto saber partilhado do que é ser Mãe; as angústias, o desespero, a ignorância de não saber que passo certo dar antes da borrada completa, as alegrias que só os Filhos nos sabem dar...partilhámos o dom que é dar o nosso ser até à exaustão...a Vida, se for preciso, por eles. Mesmo quando achamos que não merecem.

Não és só minha Mãe. Tens sido a minha maior Amiga. E é esse vazio constante que nada consegue preencher quando penso em pegar no telefone para te contar algo que me aconteceu.  Ou desatarmos a falar que nem papagaios, tu sentada no teu sofá com a manta e a botijinha.

Por favor, luta...mas se não quiseres lutar mais porque preferes a dignidade do fim, eu vou tentar aceitar...porque entender, eu entendo.

3 comentários:

  1. A tua Mãe, que é a minha Mãe... mereceria tudo, menos sofrer.
    Como Mãe, não há melhor.
    Como Mulher - um M grande é pequeno.

    Não acrescento mais nada ao teu texto. Apenas que me dói a alma.
    Beijo
    Vanda

    ResponderEliminar
  2. Quando e se tu perderes a tua melhor amiga meu amor, e nada diz que isso irá acontecer, eu perderei alguém que conheci porque me apaixonei por ti já lá vão quase 25 anos, e perderei alguém que é para mim mais do que uma mãe, alguém a quem eu aprendi a respeitar e acarinhar de uma forma que nem eu bem sei explicar.
    A Marieta foi neste últimos quase 3 anos uma permanente companhia para mim e eu para ela, passámos muito tempo juntos os dois, quer em conversas de sala, quer em idas ao médico etc.
    A Marieta é alguém por quem é muito fácil a gente apaixonar-se, aos 86 anos é de uma visão da vida que muitos com metade da idade não têm, com esta idade tem um sentido de humor fantástico, que faz com seja uma delicia de pessoa.

    Quando me apaixonei por ti meu amor não sabia que seria um 2 em 1, não me disseste que tinhas uma mãe que era uma Laura com mias idade mas igualmente carinhosa e amiga do seu amigo, não me disseste mas eu percebi, que quando fores velhinha serás como ela, e que feliz eu fiquei quando disso me apercebi.

    Se a Marieta quiser e depende muito dela, ainda voltarei a fazer mais um Toucinho do Céu na sua companhia no próximo Natal como fizemos no que passou e ainda faremos o próximo folar de Páscoa.

    Marieta sua palerma, toca a recuperar e voltar para junto de nós.

    ResponderEliminar
  3. A Marieta é linda!
    Quanto gosto do que escreves sobre ela...
    Beijo grande

    ResponderEliminar