quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sócrates: Indícios de fraude no BPP e BPN são "arrepiantes" 18h38m

O primeiro-ministro considerou "arrepiantes" as recentes notícias sobre práticas de gestão fraudulenta no BPP e no BPN e pediu rapidez à autoridades judiciais na perseguição dos criminosos.

As palavras de José Sócrates foram proferidas no final do debate quinzenal, na Assembleia da República.

Questionado se já recebeu o parecer do Banco de Portugal sobre o BPP e se o Governo vai garantir os produtos de retorno absoluto, Sócrates disse apenas que esse relatório foi entregue "hoje mesmo" ao ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos.

"O que o Governo deve fazer, desde já, é estudar esse relatório do Banco de Portugal. Depois decidiremos em função do interesse geral, da defesa dos depositantes e dos interesses da estabilização do sistema financeiro", respondeu.

Porém, o primeiro-ministro frisou depois que "aquilo que diz respeito a gestões com índices de fraude, quer no BPN, quer no BPP, isso fez mal à economia portuguesa, prejudicou muita gente e afectou a credibilidade dos bancos".

"Espero que as nossas instituições judiciais persigam os responsáveis por esse tipo de práticas. As notícias são absolutamente arrepiantes no que diz respeito a empresas fictícias", apontou Sócrates.

Ainda neste contexto, o primeiro-ministro declarou que o que tem vindo a público sobre indícios de gestão fraudulenta "é muito preocupante".

"As nossas instituições judiciais têm o dever de rapidamente perseguirem e punirem aqueles que abusaram da boa-fé das pessoas e, inclusivamente, das pessoas que julgavam que tinham um depósito podendo não o ter na realidade", insistiu o primeiro-ministro.

No entanto, de acordo com o primeiro-ministro, o sistema financeiro português "está agora mais forte do que há meses atrás, o mesmo acontecendo com o sistema financeiro internacional".

In "Jornal de Notícias"

9 comentários:

  1. Arrepiante vai ser se decidirem tratar o BPP como sendo especial de corrida, e aqui a "je" e mais "jes" tesos tiverem que pagar o que muita gente perdeu, quando decidiu investir em coisas que já sabiam ser de risco e porque tinham acesso a dinheiro para o fazer. O BPP é uma D. Branca mais pobre. Só que a D. Branca acabou e só perderam os que lá tinham depositado mais ganância que dinheiro. Eu pagar pela perda da riqueza dos outros, quando tantos desempregados não sabem que volta hão-de dar à porra da vida? Era o que faltava...arrepie-se, Sr. Ministro, arrepie-se bem. Mas não abusem da nossa paciência...

    ResponderEliminar
  2. Francamente, e pelo meu lado, acho que cada um faz com o seu dinheiro o que quer: ou o gasta e goza, ou o poupa, ou o aplica como acha que lhe poderá ser mais vantajoso, ou tudo em simultâneo. O que realmente é condenável é a impunidade dos "golpes" dados pelos senhores que estão no topo dos organigramas desses bancos, que se aproveitam do que não lhes pertence...

    ResponderEliminar
  3. De acordo. Que façam com o dinheiro aquilo que que querem, já que lhes pertence. Mas a partir do momento que o perdem devido à má gerência e índole duvidosa dos seus gestores, que não venham pedir ajuda ao Estado para todos pagarmos o que foi por água abaixo. Eles sabiam que não estavam a lidar com um banco normal. Não se trata de um BES, de um BCP, de um BPI, etc. os quais têm à sua disposição a garantia bancária já prometida pelo Governo em caso de urgência. Estão a pretender que seja assumido o pagamento de investimentos de risco que na altura davam dinheiro como chuva no Inverno..,a torneira deixou de dar..e agora...pago eu??? Tu??? Porra!

    ResponderEliminar
  4. É próprio do ser humano tentar tirar o maior partido das oportunidades que se lhe apresentam - também não é isso que critico (quem não vai por vezes atrás de publicidades anunciando ganhos fáceis, por ex., através das nets e afins???? ou não se dedica a actividades com lucros fáceis e às tantas ilegais?)...o que ponho em causa e me revolta muito mais, neste como noutros casos, é que o verdadeiro culpado continua a não ser julgado e a culpa, ou morre solteira, ou cai sobre algum bode expiatório talvez não tão esperto para se escapar...
    ... e a culpa não é dos investidores, mais ricos ou menos ricos, é do sistema em geral.

    ResponderEliminar
  5. De novo de acordo contigo. Também não critico quem quer ganhar algo mais na vida. Critico, tal como tu, quem está no cimo e papa os crédulos, e criticarei veementemente esta gente do governo se me obrigar a pagar pelos investimentos dos outros, quando tanta gente perdeu já o direito ao subsídio de desemprego e não pode recorrer a coisa nenhuma.

    ResponderEliminar
  6. o teu pedro tá cada vez mais atrasadito.ahahahahah

    ResponderEliminar
  7. atraz de um triste há sempre uma grande triste

    ResponderEliminar
  8. que casalzito de tristes. mas cuidado que o gaijo é administrador

    ResponderEliminar
  9. Inconformada quanto baste, seja em política, religião ou simplesmente vida

    simplesmente vida? ihihihih

    ResponderEliminar