segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Empresários pedem estabilidade


As empresas exigem que o novo Governo transmita a sensação de estabilidade, porque senão os empresários não vão investir, diz o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa.

"Nós [as empresas] temos que exigir estabilidade. É preciso que o novo Governo transmita cá para fora a sensação de estabilidade, porque senão os empresários não irão investir", disse Francisco Van Zeller à Agência Lusa.

Questionado sobre o resultado das eleições legislativas, que no domingo deu a vitória ao Partido Socialista, por 36,6 por cento, Francisco Van Zeller considerou que o novo Executivo "tem margem para governar. Não está entalado, mas tem de definir muito bem o caminho que quer".

Para o dirigente da CIP, o novo Governo tem de "clarificar muito bem a estratégia, que passa pela estabilidade e não pelo apoio da esquerda".

"O novo Governo poderá fazer um acordo com o PSD, [que alcançou 29,1 por cento dos votos], contando com a sua abstenção ou com o CDS-PP [que obteve 10,5 por cento] de forma mais constante", acrescentou.

Sobre a intervenção do Bloco de Esquerda, que teve 9,8 por cento dos votos, Francisco Van Zeller disse: "É fatal".

"Qualquer decisão do BE irá sempre prejudicar a imagem e o ânimo dos empresários para que haja crescimento e criação de desemprego", salientou.

Segundo Francisco Van Zeller, "o pior que pode acontecer às empresas é terem dúvidas sobre o futuro e a filosofia do BE, com as nacionalizações, vai travar o movimento de crescimento económico e de criação de emprego", justificou.

No entanto, admitiu que ou com o BE, ou à esquerda do PS, o Governo poderá fazer acordos em algumas áreas ditas 'fracturantes'.


In "Jornal de Notícias"

Sem comentários:

Enviar um comentário