domingo, 26 de abril de 2009

Bento XVI elogiou generosidade do canonizado Nuno Álvares Pereira

14h06m

O Papa Bento XVI elogiou, este domingo, na saudação final da eucaristia a generosidade do agora São Nuno, o Condestável, considerando-o exemplo de "igualdade fraterna" para a sociedade actual.

Depois de na homília Bento XVI ter destacado somente as virtudes militares do Condestável Nuno Alvares Pereira, as palavras proferidas em português no "angelus" foram apenas dedicadas à sua "paixão e despojamento" porque "deu os seus bens aos mais desfavorecidos".

Numa "saudação à delegação portuguesa", que foi muito saudada pelos cerca de 2 mil peregrinos portugueses
na Praça de S.Pedro, Bento XVI recordou que o novo santo, que era nobre, preferiu no fim da sua vida dar grandes ofertas aos pobres, tratando-os a todos como "membros da única família humana".

In "Jornal de Notícias"

A sua história de vida é "um apelo" aos cidadãos de hoje, acrescentou Bento XVI.

Ao longo da celebração, foram desfraldadas por diversas vezes várias bandeiras portuguesas e do Corpo Nacional de Escutas (de quem o Condestável é patrono) e faixas alusivas à canonização.

Cada vez que Bento XVI se dirigia aos peregrinos em Português, esses grupos, vindos de locais tão diversos como Cernache do Bonjardim, Alcochete, Porto ou Lisboa, irrompiam em aplausos.

Nas cerimónias, concelebraram com Bento XVI e vários elementos da cúria romana, os cardeais Saraiva Martins e José Policarpo, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, e os bispos José Alves (Évora), Antonino Dias (Portalegre), Vitalino Dantas (carmelita de Beja), o superior geral da Ordem do Carmo em Portugal, frei Agostinho Castro, além de outros sacerdotes.

No guião da cerimónia, a Santa Sé classifica o Condestável como o "homem mais rico de Portugal" do seu tempo que "por amor de Deus fez-se pobre, inteiramente pobre" e "distribuiu todos os seus bens pela Igreja, pelos pobres, pela família e pelos antigos companheiros de armas".

"Só por ordem do rei é que deixou de andar pelas ruas a pedir esmola para os pobres" e "do que o rei lhe mandava para seu sustento, distribuía tudo o que podia pelos pobres, socorrendo e assistindo na agonia aos moribundos", refere ainda o guião.

Dos cinco novos santos, o Condestável é o único não italiano e também aquele que não está directamente relacionado com a fundação de uma instituição religiosa, embora a promoção da sua Causa tenha sido assumida pela Ordem do Carmo.

Juntamente com o Beato Nuno, serão canonizados o sacerdote Arcangelo Tadini (fundador da Congregação das Operárias da Santa Casa de Nazaré), o abade Bernardo Tolomei (Congregação de Santa Maria do Monte Oliveto da Ordem de São Benito), Gertrude Comensoli (Instituto das Religiosas do Santíssimo Sacramento) e Caterina Volpicelli (Congregação das Servas do Sagrado Coração).

4 comentários:

  1. Vou ser horrível...vou ser mesmo má...mas isto dá-me comichão interna...então esta figura histórica foi canonizada e realçado o mérito de ter sido uma pessoa extremamente rica que largou tudo o que tinha para se dedicar aos mais necessitados. Ok. Mas eu cá pensava que estavamos em plena crise com muito português no limiar da pobreza. Não teria sido mais lindo esses 2 mil portugueses que se reuniram para ouvir o Papa distribuirem o dinheirito da viagem pela gente que precisa e assistirem à coisa pela Televisão? Crise só para alguns, né? No meio da riqueza do Vaticano e da festa da canonização e outros eventos, valha-nos a oração e as menções repetidas à pobreza em África, às guerras no Mundo, blá, blá, blá que de vez em quando lá vão aparecendo...enfim...

    ResponderEliminar
  2. As orações "não custam" nada para quem as diz...e
    ficam "tranquilos"...Mas a sua ostentação progride... e
    a fome e a doença também aumentam assustadoramente... mas a Igreja instituição está descansadinha porque "ora"...e,agora,com mais um santo para arrecadar esmolas dos seus fiéis,boas almas e ignorantes porque é assim que
    interessa que sejam.

    Alguns católicos anónimos têm actividades louváveis!

    Maria

    ResponderEliminar
  3. Anónimo coitadito....e desculpa dizer que coitadito, no masculino, é corno...azar teu. O último a rir, ri melhor...chatearam-te de novo no Cavalo Selvagem? tadito...

    ResponderEliminar