quarta-feira, 29 de julho de 2009

Empresários mais ricos estão mais pobres

A fortuna do empresário Américo Amorim foi a que mais caiu em 2009, ano em que as fortunas dos 25 mais ricos de Portugal caíram, em média, 8,5%, segundo o ranking da revista Exame hoje, quarta-feira, divulgado.

De acordo com a revista Exame, a fortuna do homem mais rico de Portugal caiu 35 por cento, para os dois mil milhões de euros, tendo sido prejudicado pelo desempenho dos investimentos na área financeira, agravada pela crise internacional.

A segunda maior queda foi protagonizada pelo investidor madeirense Joe Berardo, cuja fortuna registou uma queda de quase 30 por cento, para os 618 milhões de euros, resultado sobretudo da desvalorização das suas acções no BCP.

Nem o presidente do conselho de administração do grupo Sonae, Belmiro de Azevedo, ficou imune à crise generalizada, tendo a sua fortuna caído este ano 16,5 por cento, para 1,4 mil milhões de euros.

Segundo a revista Exame, em dois anos, o empresário nortenho perdeu metade da sua riqueza, que, em 2007, atingia os três mil milhões de euros, o que lhe dava a liderança da tabela dos mais ricos.

Segundo a Exame, as 25 grandes fortunas em Portugal caíram 8,5 por cento em 2009, para os 17,7 mil milhões de euros, uma quebra que se regista pelo segundo ano consecutivo.

Entre 2004 a 2007, o valor das fortunas esteve sempre em sentido ascendente, atingindo o seu valor mais alto em 2007.

A tendência de quebra iniciou-se em 2008, com os 25 mais ricos a valerem 19 mil milhões, caindo agora para os 17,7 mil milhões, representando 10,7 por cento do Produto Interno Bruto português.

In "Jornal de Notícias"

1 comentário:

  1. Ainda hoje se discutia esta notícia à hora do jantar, em que ainda vai havendo comida em cima da mesa. Realmente, quando num país como o nosso em que tudo parece estar a falir e a desaparecer, acontecimentos destes ou subida dos lucros do Millenium BCP não me vão deixar dormir, tal vai ser a torrente de lágrimas e a preocupação com que vou ficar...santa paciência...isto é fazer troça de quem é pobre...isto é gozar com as pessoas...isto é o morrer total de uma Comunicação Social caduca. Os media alimentam-se destes temas, esquecem totalmente o que é que um pobre diabo a viver do rendimento mínimo sentirá ao ouvir tais coisas. Sorte a minha ter sido à hora do jantar...sinal que eu ainda tenho jantar...ao contrário de muitos.

    ResponderEliminar