quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gripe A Ministra desaconselha "festas da gripe" para ficar imune ao vírus H1N1

Ana Jorge classifica de "contra-indicadas" as "festas da gripe", nas quais participam pessoas infectadas com o vírus da Gripe A (H1N1-2009) para infectarem outras que tentam, desta forma, adquirir imunidade à doença.

A existência destas "festas da gripe" tem sido noticiada em vários países europeus e nos Estados Unidos, principalmente através da Internet.

As primeiras notícias davam conta de que existiam razões científicas para estes eventos, nomeadamente a possibilidade das pessoas se infectarem enquanto a pandemia ainda não está muito grave e assim adquirirem imunidade.

Contudo, desde que as autoridades de saúde mundiais começaram a alertar para os perigos de contágio e para a necessidade de medidas de prevenção e protecção que estes eventos são considerados perigosos.

Um dos argumentos é o desconhecimento que ainda existe sobre o H1N1, principalmente por ser "um vírus novo", como explicou à Agência Lusa a ministra da Saúde, Ana Jorge.

As "festas da gripe" são "um procedimento que não deve ser adoptado", frisou, alertando: "Ainda não sabemos tudo sobre esta doença, embora pareça que tem sido benigna".

Ana Jorge reiterou a mensagem das autoridades de saúde que vão no sentido das pessoas seguirem as recomendações de evitar contágios através da sua protecção e da dos outros.

As "festas da gripe" são "contra-indicadas" e é preciso "muito cuidado com isso", concluiu a ministra da Saúde.

1 comentário:

  1. Não se pode dizer que estejamos num mundo monótono...Malucos há em todo o lado...

    ResponderEliminar